terça-feira, 23 de agosto de 2011

Questões

01. Em “Iracema” só não se pode dizer que

a) também é conhecida por “Lenda do Ceará”.
b) a história se passa no Vale do Paraíba, às margens do Rio Paquequer.
c) é conhecido como “Poema Americano”.
d) o filho de Iracema é Moacir, em tupi - símbolo da dor.
e) Martim, um aventureiro português, é responsável pelo fato de a heroína abandonar sua tribo.

02. (USP) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é

a) retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b) idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c) pretexto episódico para descrição da natureza.
d) visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e) representado como um primitivo feroz e de maus instintos.

03. (Fuvest) “O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí uma predestinação de uma raça?” Eis aí uma reflexão sob a forma de pergunta que o autor, ......, faz a si mesmo com toda propriedade, e por motivos que podemos interpretar como pessoais, ao finalizar o romance ........ . Assinale a alternativa que completa os espaços.

a) José Lins do Rego - Menino do Engenho.
b) José de Alencar - Iracema.
c) Graciliano Ramos - São Bernardo.
d) Aluísio Azevedo - O Mulato.
e) Graciliano Ramos - Vidas Secas.

04. (Mack-SP) Sobre Iracema, é incorreto afirmar que

a) o relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
b) Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do Romantismo.
c) o personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.
d) Moacir, que em tupi quer dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.
e) o romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.

05. (UESPI 2011) Após a independência econômica e política faltava ao Brasil a independência cultural. Foi com essa vontade de construir uma literatura autenticamente brasileira e absolutamente diversa da portuguesa e europeia, que o nosso Romantismo estabeleceu seus parâmetros estéticos e ideológicos. Sobre o romance Iracema, de
José de Alencar, aponte a alternativa correta:

A) Em Iracema, já é possível perceber o destaque dado ao papel do negro na construção da identidade brasileira.
B) A fim de valorizar a figura do índio, Alencar não o idealiza e o retrata de forma minuciosamente descritiva e realista.
C) Em Iracema, os personagens se mostram psicologicamente densos e, por isso, oferecem ao leitor a possibilidade de todas as suas atitudes e escolhas serem problematizadas do ponto de vista psicológico e antropológico.
D) Ao invés de descrever as cenas de amor carnal entre Martim e Iracema, de forma explícita e sensual, José de Alencar prefere retratá-las romanticamente, através de um rico jogo de imagens, comparações, efeitos linguísticos e sobreposição de imagens.
E) A descrição da cor local brasileira (fauna e flora) são meros detalhes e não apresentam maior importância ou significado no projeto literário de José de Alencar.

06. (UESPI 2011). Ainda sobre Iracema, de José de Alencar, assinale a alternativa incorreta.

A) O culto ao índio em Iracema, assim como também em O Guarani, reflete a necessidade de “origem”, de mitologia local e da construção de uma história essencialmente Brasileira.
B) A ideologia e o projeto literário que subjazem à Iracema refletem a forte influência que Alencar sofreu da literatura romântica francesa, mais particularmente de Chateaubriand.
C) Iracema compõe, ao lado de O Guarani e Ubirajara, a fase indianista-nacionalista dos romances de José de Alencar.
D) Em Iracema, a forma como é representada a relação entre o índio e o branco tem como objetivo enaltecer o processo de colonização e os benefícios da introdução da cultura ocidental entre os indígenas.
E) Uma das maiores qualidades literárias de José de Alencar, e que está presente em Iracema, é a capacidade de entrelaçar a descrição poética, a narrativa e o tom épico.

07. (UESPI 2011). Sobre Iracema, também se pode afirmar o seguinte.

A) O romance entre Martim e Iracema se desenrola transgredindo os códigos literários do Romantismo. Isto é, não apenas quebra com a expectativa do leitor, como também não recorre ao sentimentalismo.
B) Iracema, a guardiã do “segredo da jurema”, deixa sua tribo para trás e escolhe seguir Martim, guerreiro branco por quem se apaixonara.
C) O próprio José de Alencar chamou seu Iracema, não de romance, mas de “lenda”. Isto porque encontramos ao longo do livro uma profícua discussão filosófica e psicológica acerca das consequências da colonização portuguesa.
D) Personagens machadianas, como Capitu, Virgília e Sofia, apresentam perfis que reproduzem um modelo literário que no Brasil teve como marco inicial Iracema.
E) Em Iracema, diferentemente do que ocorre em quase toda sua produção, Alencar opta por abordar o tema da identidade nacional de uma perspectiva psicológica e não histórica. Justamente por isso, esse romance é considerado o ponto alto de sua prosa poetizada.

08. (UEL) Examine as proposições a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A relevância da obra de José de Alencar no contexto romântico decorre, em grande parte, da idealização dos elementos considerados como genuinamente brasileiros, notadamente a natureza e o índio. Essa atitude impulsionou o nacionalismo nascente, por ser uma forma de reação política, social e literária contra Portugal.
(B) Ao lado de O guarani e Ubirajara, Iracema representa um mito de fundação do Brasil. Nessas obras, a descrição da natureza brasileira possui inúmeras funções, com destaque para a "cor local", isto é, o elemento particular que o escritor imprimia à literatura, acreditando contribuir para a sua nacionalização.
(C) Embora tendo sido escrito no período romântico, Iracema apresenta traços da ficção naturalista tanto na criação das personagens quanto na tematização dos problemas do país.
(D) A leitura de Iracema revela a importância do índio na literatura romântica. Entretanto, sabe-se que a presença do índio não se restringiu a esse contexto literário, tendo desembocado inclusive no Modernismo, por intermédio de escritores como Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
(E) O contraponto poético da prosa indianista de Alencar é constituído pela lírica de Gonçalves Dias. Indiscutivelmente, em "O canto do guerreiro" e em "O canto do piaga", dentre outros poemas, o índio é apresentado de maneira idealizada, numa perpetuação da imagem heróica e sublime adequada aos ideais românticos.

09. (UFU-MG) Sobre Iracema, de José de Alencar, podemos dizer que:

1) as cenas de amor carnal entre Iracema e Martim são de tal forma construídas que o leitor as percebe com vivacidade, porque tudo é narrado de forma explícita.
2) em Iracema temos o nascimento lendário do Ceará, a história de amor entre Iracema e Martim e as manifestações de ódio das tribos tabajara e potiguara.
3) Moacir é o filho nascido da união de Iracema e Martim. De maneira simbólica ele representa o homem brasileiro, fruto do índio e do branco.
4) a linguagem do romance Iracema é altamente poética, embora o texto esteja em prosa. Alencar consegue belos efeitos lingüísticos ao abusar de imagens sobre imagens, comparações sobre comparações.

Assinale:

(A) se apenas 2 e 4 estiverem corretas.
(B) se apenas 2 e 3 estiverem corretas.
(C) se 2, 3 e 4 estiverem corretas.
(D) se 1, 3 e 4 estiverem corretas.

10. (PUC-SP) A próxima questão refere-se ao texto abaixo.

Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;
Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.


Esse trecho é o início do romance Iracema, de José de Alencar. Dele, como um todo, é possível afirmar que:

(A) Iracema é uma lenda criada por Alencar para explicar poeticamente as origens das raças indígenas da América.
(B) as personagens Iracema, Martim e Moacir participam da luta fratricida entre os Tabajaras e os Pitiguaras.
(C) o romance, elaborado com recursos de linguagem figurada, é considerado o exemplar mais perfeito da prosa poética na ficção romântica brasileira.
(D) o nome da personagem-título é anagrama de América e essa relação caracteriza a obra como um romance histórico.
(E) a palavra Iracema é o resultado da aglutinação de duas outras da língua guarani e significa “lábios de fel”.



Gabarito

01. A
02. B
03. B
04. C
05. D
06. D
07. B
08. C
09. C
10. C

Um comentário:

  1. a questão 1 esta errado,nao é a letra A.
    a resposta correta é a letra B

    ResponderExcluir